Uma startup vai virar pó se tiver um vazamento de dados e a segurança dos dados tem de ser prioridade zero, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Internet (Abranet), Eduardo Neger, ao participar do e-Fórum Cyber Security: LGPD e Gestão de Risco : Desafio para Governo e Empresas, realizado pela Network Eventos, em parceria com o Convergência Digital.
Neger ressaltou que na cadeia de valor da internet, credibilidade é a palavra mágica. “Credibilidade implica sucesso ou fracasso em um negócio na internet. Quem viabiliza um negócio é a confiança dos usuários”, observou. Para o presidente da Abranet, o consumidor pode em uma rede social que não protege seus dados, não fazer parte dela. Mas na oferta de serviços, o desafio do governo é significativo, uma vez que não há serviço facultativo e todos têm de funcionar.
Neger disse ainda que a Internet nacional foi resiliente e suportou o aumento de 40% no tráfego num prazo de duas semanas por conta da pandemia de Covid-19 e se mostrou uma infraestrutura robusta. ” Qualquer tipo de serviço público como energia, água e coleta de lixo entraria em colapso se tivesse esse aumento de 40% de forma tão rápida. A Internet como foi feita fim a fim e ter inteligência no tráfego de dados superou a maior parte dos problemas. É claro que houve gargalos na ponta, mas a internet brasileira foi resiliente”, sustentou.
Assista a fala do presidente da Abranet, Eduardo Neger.