- Tempo estimado para leitura deste texto: < 1 minuto

As big techs têm uma ‘atuação lamentavelmente inadequada’ nas práticas de coleta, minimização e retenção de dados dos usuários. A conclusão faz parte de relatório divulgado pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.

De acordo com o documento – feito a partir de respostas enviadas pelo Facebook; YouTube; X; Twitch; Snap; Discord; Reddit; WhatsApp; e TikTok – o compartilhamento de informações dos usuários “levanta sérias preocupações quanto à adequação dos controles e supervisão de tratamento de dados das empresas”.

A Comissão de Comércio norte-americana (FTC) emitiu ordens de informações para as plataformas em dezembro de 2020, buscando detalhes de como elas coletam, rastreiam e usam informações pessoais e demográficas.

A agência também explorou como as empresas determinam quais anúncios e outros conteúdos são mostrados aos usuários. Também perguntou se as empresas aplicam algoritmos ou análises de dados a informações pessoais e demográficas e como suas práticas impactam crianças e adolescentes.

O estudo mostrou ainda que as empresas “coletaram e poderiam reter indefinidamente grandes quantidades de dados, incluindo informações de corretores de dados e sobre usuários e não usuários de suas plataformas”.
Para a FTC, os dados são usados ​​pelas empresas para seus algoritmos, análises de dados e IA.

Com o relatório, o órgão governamental concluiu ainda que as big techs não protegem adequadamente crianças e adolescentes, citando pesquisas que mostram que as mídias sociais e a tecnologia digital contribuem para a saúde mental negativa em usuários mais jovens.

“Embora lucrativas para as empresas, essas práticas de vigilância podem colocar em risco a privacidade das pessoas, ameaçar suas liberdades e expô-las a uma série de danos, desde roubo de identidade até perseguição”, concluiu a presidente da FTC, Lina Khan.

Com informações Convergência Digital

Tags: