O Google anunciou que duas de suas mais recentes tecnologias de aprimoramento da privacidade (PETs), incluindo uma que desfoca objetos em um vídeo, serão fornecidas a qualquer pessoa gratuitamente por meio de código aberto. As novas ferramentas fazem parte da iniciativa de Computação Protegida do Google, projetada para transformar “como, quando e onde os dados são processados para garantir tecnicamente sua privacidade e segurança”, disse a empresa.
O primeiro é um projeto interno chamado Magritte, agora disponível no Github , que usa aprendizado de máquina para detectar objetos e aplicar um desfoque assim que aparecem na tela. Ele pode disfarçar objetos arbitrários como placas de veículos, tatuagens e muito mais. “Este código é especialmente útil para jornalistas de vídeo que desejam fornecer maiores garantias de privacidade”, escreveu o Google no blog. “Ao usar esse código-fonte aberto, os videomakers podem economizar tempo ao desfocar objetos de um vídeo, sabendo que o algoritmo de ML subjacente pode executar a detecção em um vídeo com alta precisão”.
O outro com o nome pesado “Fully Homomorphic Encryption (FHE) Transpiler, permite que os desenvolvedores executem cálculos em dados criptografados sem poder acessar informações de identificação pessoal. O Google diz que pode ajudar setores como serviços financeiros, saúde e governo “, onde um robusto garantia de segurança em torno do processamento de dados sensíveis é da maior importância.”
O Google observa que os PETs estão começando a entrar no mainstream depois de serem principalmente um exercício acadêmico. A Casa Branca divulgou recentemente a tecnologia , dizendo que “permitirá que pesquisadores, médicos e outros com acesso permitido obtenham insights de dados confidenciais sem nunca ter acesso aos dados em si”. O Google observou que os governos dos EUA e do Reino Unido estão realizando um concurso este ano para desenvolver soluções PET em torno de crimes financeiros e emergências de saúde pública.